João Campos


Impérios, Patrimónios e Identidades
Intervenções pioneiras e novidades adquiridas 

Edição profusamente ilustrada a cores, sobre papel de excelente qualidade. Texto em Português, Francês e Inglês. Tiragem de 1000 exemplares

PVP- 24,00 €





No espaço de tempo de um século – indo mais ou menos da celebração do Tratado para a soberania cristã do mundo (Tordesilhas, 1484) à perda da independência nacional (1580) –, Portugal cumpriu a mais grandiosa cronologia de feitos de que uma nação se pode orgulhar.
Nesse repertório funda-se, quatro a cinco séculos depois, muito da explicação duma identidade colectiva, cujo conhecimento importa aprofundar.

Em Setembro de 2005 o Autor participou na “Mesa Redonda” realizada pelo Institut National du Patrimoine / Paris, sob o tema geral do património arquitectónico dos impérios coloniais europeus.
Por razões que talvez um dia sejam cabalmente esclarecidas, os organizadores daquele evento entenderam excluir da edição dos materiais do simpósio a contribuição portuguesa. Publica-se agora, sem modificações, o texto que o Autor apresentou então (apenas contextualizado por enquadramentos próprios para a produção deste livro), acompanhado pelas traduções para português e inglês. Quanto às imagens, multiplicou-se bastante o seu número – com vantagem para o prazer dos olhos e para juntar mais informação, a maior parte da qual presumimos que seja inédita para muitos Leitores.
O registo do universo temático e a discussão científica que era suposto atingir os melhores resultados no encontro internacional que teve lugar em França ficaram, sem dúvida, empobrecidos. O Leitor saberá dizer em que medida, justamente ao encontrar aqui motivação que lhe amplie um pouco a satisfação


João Campos, Arquitecto, Mestre em Relações Interculturais.
A par de continuada e intensa actividade no domínio do planeamento urbano e do projecto de arquitectura, exerceu funções docentes no Curso Superior de Arquitectura da ESAP entre 1986 e 1998, foi secretário-geral da Comissão Nacional Portuguesa do ICOMOS (International Council on Monuments and Sites) entre 1996 e 1997, pertence ao Comité sobre o Património Colonial e é membro do bureau do Comité Internacional das Cidades Históricas – CIVVIH / ICOMOS.
Desde 1992 presta colaboração regular ao Serviço Internacional da Fundação Calouste Gulbenkian, no domínio do Património estrangeiro de origem portuguesa, quer como Consultor quer como Autor de diversos projectos de reabilitação (Marrocos, Malta, Brasil, Senegal, Etiópia, Moçambique, Quénia, Tanzânia, Irão, Índia, Bangladesh, Indonésia, Sri Lanka, Uruguai, Holanda, etc.).
Foi Consultor da Câmara Municipal para o Centro Histórico do Porto – Património Mundial (1997 / 2002). A partir de Março de 2006 desempenha actividade como Consultor do Município para a Salvaguarda do Património Histórico e Monumental de Almeida.

24,00 € 

 
VoltarA_edicao.html